Avianca cancela 84 voos tendo Porto Alegre como origem ou destino, até terça

Procon da Capital orienta passageiros que guardem documentação referente à compra das passagens

Foto: Alina Souza / CP Memória

Pelo menos 84 voos da Avianca Brasil com destino ou partida de Porto Alegre foram cancelados, até a próxima terça-feira (30), de acordo com a lista divulgada no site da companhia aérea. A maioria das operações afetadas ocorre no trecho entre Porto Alegre e Guarulhos (SP), mas também há voos que não decolarão na rota com Brasília e com o Galeão (RJ).

O Procon de Porto Alegre monitora as atividades da companhia aérea no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O objetivo é prestar esclarecimentos e orientações aos passageiros com voo cancelado. A companhia aérea anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, vai operar apenas nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Brasília e Salvador.

A diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, recomenda que os consumidores guardem toda a documentação referente à compra da passagem e de outras despesas relacionadas à viagem cancelada (hospedagem, despesas de transporte, alimentação).

Também é importante ter em mãos qualquer documento que comprove eventuais danos sofridos (frustração de férias, perda de eventos sociais e profissionais), o que é fundamental para quem tiver interesse em buscar reparação judicial.

Nessa quarta-feira, a equipe de fiscalização do Procon Porto Alegre notificou a Avianca pedindo esclarecimentos sobre o tratamento dado aos consumidores.

O que disse a Avianca

A empresa informou que vem reacomodando os passageiros, quando possível, em voos operados por outras companhias aéreas, priorizando os que estiverem fora do domicílio e necessitem retornar.

Aos demais, a orientação é para que peçam o reembolso do valor integral da passagem, o que deve ser efetivado em até sete dias.

Para quem adquiriu passagens em agência de viagens ou sites, a Avianca recomenda que as compensações sejam buscadas junto aos estabelecimentos que efetuaram a venda.