Na Federasul, secretários da Fazenda e do Planejamento defendem reforma da Previdência e desestatização

Marco Aurélio Cardoso e Leany Lemos participaram do Tá na Mesa, da Federasul

Secretários estaduais da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, participaram do Tá na Mesa, da Federasul. Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Propostas para tirar o Rio Grande do Sul da crise e criar uma agenda de desenvolvimento foram os assuntos abordados pelos secretários estaduais da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, na palestra-almoço Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira. Os secretários são os responsáveis pela gestão e finanças do governo de Eduardo Leite.

Antes de palestrar aos empresários, eles participaram de uma conversa com jornalistas, onde apresentaram dados da situação financeira e previdenciária do RS. Segundo Leany, que defendeu a necessidade da realização da reforma da Previdência, apenas em 2018 foram gastos R$ 30 bilhões na folha de pagamento de servidores dos três poderes no Estado. A secretária disse, ainda, que 49% dos servidores ativos têm mais de 46 anos, ou seja, estão próximos da aposentadoria.

Sobre a privatização das estatais de energia (CEEE, Sulgás e CRM), que está na pauta do governo estadual, o secretário da Fazenda afirmou que tem boas expectativas para a privatização das empresas. Segundo Marco Aurélio Cardoso, o mercado de energia do RS é bastante atrativo.

Os secretários falaram, também, que o governo vem fazendo estudos para apresentar projetos de reestruturação das carreiras do funcionalismo público estadual, que tem 56 leis diferentes para 17 carreiras de servidores. Na palestra aos empresários, eles falaram que estão elaborando um plano de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul com foco na simplificação tributária, na geração de competitividade e na desburocratização.