O projeto de revitalização da Usina do Gasômetro em Porto Alegre vai precisar de mais tempo para ficar pronto. Esse é o segundo atraso na finalização da proposta, com entrega prevista para o fim de abril.
O diretor da Usina estimou, hoje, em entrevista para o Guaíba News, que seja possível lançar o edital de licitação até o fim de maio. Segundo Luiz Armando Capra, falta somente a finalização do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). A responsável pelos trabalhos é a 3C Arquitetura e Urbanismo.
As obras de restauração do prédio histórico custarão aproximadamente R$ 10 milhões, provenientes do empréstimo realizado pela Prefeitura junto à Cooperação Andina de Fomento (CAF). Para que o repasse não se perca, a reforma precisa ser concluída até julho de 2020, conforme determinado em contrato.
A sala de cinema P.F. Gastal vai ser reformada. Bancos serão instalados no quarto andar – onde há vista aberta para o Guaíba – e o Teatro Elis Regina inaugurado em formato de arena. A restauração também prevê acessibilidade e um restaurante.
A Usina do Gasômetro segue fechada para o público desde novembro de 2017.