Mais de 30 detidos aguardam transferências para sistema carcerário no RS

Feriado de Páscoa registrou presos amontoados em delegacias e viaturas em Porto Alegre

Foto: Guilherme Almeida/CP

Nem a Páscoa deixou de registrar presos amontoados em delegacias e viaturas em Porto Alegre. No início da manhã deste domingo mais de 30 detidos, alguns há dias, aguardavam transferência para o sistema carcerário. Todos permaneciam custodiados por mais de dez policiais militares que acabam ausentando-se do patrulhamento.

O problema verificou-se na 2ªDelegacia de Polícia de Pronto Atendimento, no Palácio da Polícia, no cruzamento das avenidas Ipiranga e João Pessoa, no bairro Santana, e na 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, na rua Comendador Tavares, no bairro Navegantes. A Superintendência de Serviços Penitenciários informou que tem encaminhado os presos à medida em que consegue vagas nos presídios.

Redução da superlotação

Empossado no início do mês no comando da Secretaria de Administração Penitenciária, o Procurador de Justiça Cesar Faccioli assumiu o cargo tendo como primeira meta justamente a redução da superlotação no sistema carcerário.

“É trabalhar na geração de novas vagas qualificadas no sentido de atendimento aos requisitos da legislação, especialmente da Lei de Execução Penal. Isso me parece bem importante. A questão de geração de vagas é uma forma de garantir padrões mínimos de respeito aos direitos dos presos. Por um lado tem uma questão fundamental de gestão do sistema que hoje está com sérias dificuldades, por outro lado é estabelecer padrões compatíveis de dignidade”, explicou na época.

Na ocasião, ele manifestou a intenção de acabar com os presos amontoados em delegacias e viaturas. “É uma situação anômala, não condizente com padrões de civilidade e de limites constitucionais. É uma meta de curtíssimo prazo que temos de construir após validação dos projetos, uma solução mais rápido possível construída na consensualidade mínima com todos os atores do sistema de justiça”, acrescentou.

Parte da rotina

Um diagnóstico de todo o setor prisional gaúcho está sendo realizado. Nas redes sociais, a Ugeirm Sindicato já havia postado que “em junho desse ano ‘comemoraremos’ o triste aniversário de quatro anos da primeira denúncia da Ugeirm sobre os presos que permaneciam nas celas das delegacias da Capital”.

Segundo a entidade que representa os policiais civis, o medo então era de a situação fosse naturalizada e fizeste parte da rotina. “Infelizmente, podemos dizer que isso aconteceu”, lamentou.