Estrela: PM leva pedrada e vai parar em UTI após o clássico Gre-Nal

Efetivo encontrou resistência ao tentar desbloquear rua no Centro da cidade

Um soldado do 40º BPM, de 29 anos, se recupera, na UTI do Hospital de Estrela, no Vale do Taquari, após levar uma pedrada na cabeça em meio a um tumulto ao fim do clássico Gre-Nal, que decidiu o Gauchão na noite dessa quarta-feira.

Conforme o comandante da unidade, major Marcelo de Abreu Fernandes, um grupo de 50 pessoas bloqueou a avenida Rio Branco, no Centro do município, em meio à festa da vitória tricolor. Motoristas acionaram a BM para liberar a via e, quando a viatura chegou, houve resistência.

“Alguns obedeceram, mas outros permaneceram na via e começaram a xingar os PMs e jogar latas de cerveja na viatura”, comentou. De acordo com o comandante, em determinado momento o grupo começou a arremessar pedras contra o efetivo.

“Não era torcedor, era um criminoso. É um abalo grande, aquela pedrada não foi somente na pessoa, é uma pedrada no Estado, é uma pedrada na Brigada”, enfatizou o oficial. “Por sorte, ele (PM) é jovem e saudável, o que ajuda na recuperação. Apesar de ter sido uma lesão bem grave, pois teve afundamento de crânio e se formou sangue dentro do cérebro, os médicos dizem que o quadro está estável e se encaminhando para uma recuperação tranquila”, completou Fernandes.

Mesmo que siga internado na UTI, o PM já fala normalmente. De acordo com os exames, ele teve a memória preservada. “A princípio vai voltar 100% ao trabalho”, disse o comandante.

A Polícia Civil identificou o responsável pela pedrada. Encaminhado à Delegacia de Lajeado, ele prestou depoimento antes de ser levado para o sistema prisional.

*com informações da repórter Jessica Hübler