Ex-vereador pelo PP, Geraldo Sandri é confirmado presidente da Emater

Com a nomeação, Piratini finaliza indicações no segundo escalão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Geraldo Sandri será o novo presidente da Emater e Vanderlan Vasconselos, diretor-administrativo - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou, nesta quarta-feira, o nome de Geraldo Sandri como presidente da Emater. Ligado ao PP, Sandri atuou por mais de 30 anos no Banco do Brasil. Ex-vereador em São Marcos, ele também disputou a Prefeitura da cidade no pleito de 2016.

Sandri já elencou as prioridades à frente do órgão: eficiência, eficácia, economicidade e valorização. “Vamos investir em tecnologia, para melhorar a gestão dos recursos sem abrir mão da qualidade dos serviços prestados”, concluiu. A Emater, que busca renovar o status de filantropia, é responsável pela assistência técnica e extensão rural para mais de 220 mil famílias no Rio Grande do Sul.

O Piratini também nomeou, hoje, Vanderlan Vasconcelos, como diretor administrativo da entidade. Vasconcelos é ex-prefeito de Esteio e filiado ao PSB. Durante a costura política, o nome de Silvana Dalmás, também ligada ao PSB, chegou a ser alçado para o comando da Emater. O Executivo, contudo, acabou revendo as indicações após acordo entre a Casa Civil e partidos da base aliada. A Emater vinha sendo administrada por Iberê Orsi, nomeado ainda pelo ex-governador José Ivo Sartori (MDB).

Com a nomeação de Sandri, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural completa as indicações no segundo escalão da Pasta. Ailton dos Santos Machado teve o nome confirmado para presidir a Ceasa; Guinter Frantz permaneceu à frente do Irga e o médico veterinário José Arthur Martins assumiu a subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.