Bairro com 53 casos de dengue volta a receber inseticida, nesta quinta, em Porto Alegre

Ação ocorre a partir das 9h30min

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Pela 22ª vez em 2019, a Secretaria Municipal da Saúde pulveriza, nesta quinta-feira, ruas do bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte de Porto Alegre. A operação, que era prevista para ontem, teve de ser cancelada em razão da chuva.

As equipes vão aplicar inseticida, em dois trechos, a fim de reduzir a circulação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. O Santa Rosa de Lima soma 53 casos autóctones da doença (quando o paciente se infecta sem sair da cidade).

A ação ocorre, a partir das 9h30min, no trecho do beco Dois, na rua João Paris; e na avenida Bernardino Silveira Pastoriza, lado par, entre a rua Luiz Domingos Ramos e a avenida Bernardino Oliveira Paim.

Moradores podem ajudar

Os técnicos da Saúde também pedem que os moradores eliminem focos de água parada, evitando o surgimento de criadouros do mosquito vetor. O médico veterinário explica que a fêmea do Aedes aegypti pica as pessoas porque precisa de sangue para amadurecer os ovos, que podem ficar até 500 dias em ambiente seco. Ao entrarem em contato com a água, esses ovos eclodem e, no espaço de uma semana a dez dias, a larva vira pupa e, depois, inseto.

De acordo com os dados da SMS, a Capital soma 55 casos autóctones de dengue em 2019, além de seis da forma importada. Os números devem ser atualizados na segunda-feira.