O Festival de Cannes divulgou o pôster oficial da sua 72ª edição, que será realizada entre os dias 14 e 25 de maio de 2019. Neste ano, a homenageada será Agnès Varda, cineasta belga considerada precursora da Nouvelle Vague. Agnès morreu em 29 de março, vítima de câncer de mama.
A imagem escolhida para o cartaz retrata os bastidores da gravação de “La Pointe-Courte” (1955), primeiro filme da cineasta. A trama retrata um jovem casal em crise, de ordem existencial, e o cotidiano de comunidades pobres de Paris. O clássico foi filmado com um orçamento baixíssimo mesmo para os padrões da época (cerca de 14 mil dólares).
Tout en haut. En équilibre.
Agnès Varda sera le phare inspirant de la 72e édition du Festival de Cannes !
La Pointe courte © 1994 Agnès Varda et ses enfants – Montage & maquette : Flore Maquin.
Plus d’infos : https://t.co/pM0JNHuzV1
#Cannes2019 #AgnesVarda @RosalieVarda pic.twitter.com/IebjTUsFsB— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) 15 de abril de 2019
Agnès tinha o dom de explorar o íntimo de personagens e expô-los com cuidado. Em Cléo das 5 às 7, de 1962, na qual acompanhamos a agonia de uma jovem mulher horas antes de receber um diagnóstico médico que pode sentenciar a sua morte, é evidente o cuidado com a profundidade dos personagens.
Antes de se tornar a primeira mulher a receber um Oscar honorário, em 2017, a cineasta gostava de dispensar as condolências, assim como fizera em Berlim onde disse algo como “eu não preciso de um prêmio, preciso de dinheiro para filmar”. Mesmo assim, ela recebeu a estatueta. Continuará fazendo história.
A seleção de filmes da 72ª edição do Festival de Cannes será anunciada nesta quinta-feira. O diretor Alejandro Iñarritu – realizador de O Regresso, Birdman, Babel, Biutiful – será presidente do júri neste ano.