Pôster oficial do festival de Cannes homenageia Agnès Varda

Cineasta considerada precursora da Nouvelle Vague morreu em março deste ano

O Festival de Cannes divulgou o pôster oficial da sua 72ª edição, que será realizada entre os dias 14 e 25 de maio de 2019. Neste ano, a homenageada será Agnès Varda, cineasta belga considerada precursora da Nouvelle Vague. Agnès morreu em 29 de março, vítima de câncer de mama.

A imagem escolhida para o cartaz retrata os bastidores da gravação de “La Pointe-Courte” (1955), primeiro filme da cineasta. A trama retrata um jovem casal em crise, de ordem existencial, e o cotidiano de comunidades pobres de Paris. O clássico foi filmado com um orçamento baixíssimo mesmo para os padrões da época (cerca de 14 mil dólares).

 

Agnès tinha o dom de explorar o íntimo de personagens e expô-los com cuidado. Em Cléo das 5 às 7, de 1962, na qual acompanhamos a agonia de uma jovem mulher horas antes de receber um diagnóstico médico que pode sentenciar a sua morte, é evidente o cuidado com a profundidade dos personagens.

Antes de se tornar a primeira mulher a receber um Oscar honorário, em 2017, a cineasta gostava de dispensar as condolências, assim como fizera em Berlim onde disse algo como “eu não preciso de um prêmio, preciso de dinheiro para filmar”. Mesmo assim, ela recebeu a estatueta. Continuará fazendo história.

A seleção de filmes da 72ª edição do Festival de Cannes será anunciada nesta quinta-feira. O diretor Alejandro Iñarritu – realizador de O Regresso, Birdman, Babel, Biutiful – será presidente do júri neste ano.