Victor Luiz dos Santos Laus é eleito novo presidente do TRF4

Desembargador federal integra a 8ª Turma, que julga processos da Lava Jato em segunda instância

Desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus eleito para presidir a corte no biênio 2019-2021 - Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4

O desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus foi eleito hoje pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para presidir o biênio 2019-2021. Laus integra a 8ª Turma, que julga processos da Lava Jato em segunda instância.

Após a eleição, coordenada pelo atual presidente do tribunal, desembargador federal Thompson Flores, Laus agradeceu aos colegas e servidores e falou sobre a importância de um trabalho conjunto. “Recebo esta missão com satisfação e ciente da responsabilidade que terei. Pretendo ter uma presidência aberta e à disposição de todos para que, juntamente com os outros membros da administração, possamos manter a corte firme, forte, serena e harmônica, sempre pensando no futuro. Tenho certeza que todos contribuirão para isso”, declarou.

Thompson Flores colocou-se à disposição dos novos gestores e afirmou que “em breve deve ser indicada uma comissão de transição e estamos prontos a colaborar com todas as informações necessárias para a nova administração”.

Também foram eleitos nesta quinta-feira, os desembargadores federais Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle e Luciane Amaral Corrêa Münch, para os cargos de vice-presidente e corregedor regional foram escolhidos, respectivamente. Os novos dirigentes assumem os cargos em junho.

Perfil

Victor Luiz dos Santos Laus tem 56 anos e é natural de Joaçaba (SC). Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhou como promotor de Justiça de Santa Catarina antes de assumir o cargo de procurador da República, no qual atuou por dez anos. Em 2002, assumiu a vaga de desembargador do TRF4 destinada ao Ministério Público Federal. Foi membro do Conselho de Administração do TRF4 entre 2011 e 2013 e coordenador dos Juizados Especiais Federais em 2013. Foi coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) da Justiça Federal da 4ª Região no biênio 2015-2017. É o atual diretor da Escola da Magistratura (Emagis) do TRF4, no biênio 2017-2019, e integra a 8ª Turma do tribunal, especializada em matéria penal.