RS deve colher safra recorde de soja, aponta Conab

Estimativa do órgão é de que a colheita alcance um volume de 18,748 milhões de toneladas

Março foi positivo para o cultivo da soja, com ocorrência de chuvas regulares nas regiões produtoras | Foto: Guilherme Almeida / CPMemória

A produção de soja do Rio Grande do Sul deve registrar recorde no ciclo 2018/2019, segundo levantamento divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa do órgão é de que a colheita, que está em andamento no Estado, alcance um volume de 18,748 milhões de toneladas, mais do que a safra 2016/2017, a melhor até então, que foi de 18,713 milhões de toneladas. A produção total de grãos deve ficar em 32,088 milhões de toneladas.

O número diverge das estimativas divulgadas por outros institutos de pesquisa. A própria Conab, no levantamento divulgado em março, havia projetado a produção de soja em 18,690 milhões de toneladas. Segundo o assistente da superintendência do órgão no Rio Grande do Sul, Carlos Roberto Bestetti, o mês de março foi positivo para o cultivo da oleaginosa, com ocorrência de chuvas regulares nas regiões produtoras. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de março, com dados de outros órgãos e checagem a campo por técnicos com formação na área.

“Os dados trazem otimismo ao setor porque representa o esforço que o produtor está fazendo para produzir em um país em que as condições não são as melhores. Só vai sobreviver quem conseguir produzir num nível máximo devido ao alto custo de produção”, afirmou Bestetti. O levantamento aponta ainda que a produção de arroz deve ficar em 7,474 milhões de toneladas, uma queda de 11,7% em relação à safra passada, ocasionada principalmente pelo excesso de chuvas na Fronteira-Oeste. O milho, por sua vez, teve desempenho positivo, com produção estimada em 5,768 milhões de toneladas, uma alta de 19,5% sobre o ciclo 2017/2018.