O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visita o RS nesta quinta-feira para verificar as condições dos parques nacionais de Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na Serra gaúcha. O governo federal tem o objetivo de conceder à inciativa privada as estruturas da Floresta Nacional de Canela, da Floresta Nacional de São Francisco de Paula e o Parque Nacional Aparados da Serra (Cambará do Sul).
O processo licitatório das concessões deverá ocorrer até outubro. Segundo o ministro do Meio Ambiente, a concessão dos parques gaúchos será o projeto piloto. Em entrevista ao programa Bom Dia, da Rádio Guaíba, na manhã desta quinta-feira, Salles afirmou que esse processo é diferente dos modelos já feitos anteriormente porque ele espera que o setor privado mostre ao setor público quais são as potencialidades dos parques para que se possa gerar um desenvolvimento “limpo”.
O senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) acompanha a visita do ministro. “O processo de concessão está sendo aguardado há vários anos pela população da região. Se tudo correr bem, teremos uma modernização dos parques impactando diretamente na gestão dos locais pela iniciativa privada, além de gerar emprego, renda e incremento no turismo”, destacou o senador.