Vistoria descarta risco em barragem interditada pelo governo federal em Caçapava do Sul

Em Minas do Leão, Defesa Civil oficiou a Prefeitura para que entregue laudo de estabilidade estrutural

Foto: Defesa Civil

Uma equipe da Defesa Civil realizou visitas técnicas em duas barragens interditadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) no Rio Grande do Sul. Na última semana, o órgão determinou a suspensão das operações em 56 barragens com problemas de estabilidade, entre as quais uma pertencente à Companhia Brasileira de Cobre (CBC), em Caçapava do Sul, e outra da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Minas do Leão. Essas duas não tinham a Declaração de Controle de Estabilidade (DCE).

Nesta quarta, o responsável pela 1ª Coordenadoria de Defesa Civil, major Rinaldo Castro, realizou uma visita à barragem de Minas do Camaquã, no interior de Caçapava do Sul. Acompanhado de técnicos da prefeitura e da CBC, ele constatou que não há risco de inundação em caso de colapso na estrutura.

A comunidade, onde cerca de 500 pessoas residem próximos à barragem, reside acima no nível da água. O diretor-presidente da CBC, Paulo Régis Monego Júnior, se comprometeu a encaminhar a documentação que atesta a estabilidade estrutural da barragem.

Na sexta-feira passada, o responsável pela 1ª Coordenadoria de Defesa Civil, major Vanderlan Frank Carvalho, entregou um ofício à prefeitura de Minas do Leão solicitando o laudo de estabilidade estrutural da barragem Bacia de Finos.