Datafolha revela 51% dos brasileiros contrários à reforma da previdência de Bolsonaro

Dentre os que disseram ter votado em Jair Bolsonaro, apoio chega a 55%

Foto: George Campos / USP Imagens / Divulgação / CP memória

A reforma da Previdência sugerida pelo governo de Jair Bolsonaro é rejeitada por 51% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. Os que se dizem favoráveis às mudanças nas regras de aposentadoria foram 41%. Outros 2% são indiferentes e 7% não souberam responder. Entre as mulheres, a rejeição é maior: de 56%.

Entre homens, 48% são a favor e 45%, contra. Por faixa de renda, entre os que recebem acima de 10 salários-mínimos, 50% são a favor da reforma e 47%, contra. Já entre os mais pobres, que recebem até dois salários-mínimos por mês, 53% se dizem contrários e 37% a favor. A idade mínima proposta para homens e mulheres também encontra resistência, especialmente na regra para as mulheres.

Segundo a pesquisa, 65% disseram rejeitar a idade mínima de 62 anos proposta para pessoas do sexo feminino. No caso dos homens, 53% são contra a idade mínima de 65. As mudanças para o funcionalismo público, no entanto, recebem apoio: 66% dos entrevistados defendem a regra que prevê que servidores públicos com salários maiores também contribuam mais.

Outros 72% são favoráveis a que funcionários públicos tenham o mesmo teto de aposentadoria que os trabalhadores da iniciativa privada. E os próprios servidores dizem apoiar as regras: 74% são favoráveis a alíquotas maiores para quem ganha mais e 64% defendem a equiparação do teto da aposentadoria.

Dentre os que disseram ter votado em Jair Bolsonaro, o apoio à reforma chega a 55%. Já a rejeição da proposta entre eleitores de Fernando Haddad (PT) e os que votaram branco ou nulo chega a 72%. O Datafolha ouviu 2.086 pessoas com 16 anos ou mais, em 130 cidades, em 2 e 3 de abril.