Partenon e Santa Rosa de Lima recebem inseticida contra mosquito da dengue nesta quarta

Veja detalhes das operações

Diretoria de Vigilância em Saúde coordena aplicação das pulverizações - Foto: Cristine Rochol / Prefeitura de Porto Alegre / CP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais duas operações para pulverizar inseticida contra o mosquito da dengue, nesta quarta-feira, em Porto Alegre. As ações ocorrem no bairro Partenon, pela manhã, e no Santa Rosa de Lima, à tarde.

No Partenon, a operação compreende um trecho da rua Professora Luizinha W. Borges Fortes, entre os números 80 e 250, nos lados par e ímpar. Ela decorre da permanência, no bairro, durante o período de viremia (quando o vírus da dengue circula no organismo), de moradores de Três Passos que contraíram dengue na cidade de origem, no Noroeste gaúcho.

À tarde, no bairro Santa Rosa de Lima, a aplicação de inseticida ocorre devido ao surgimento de mais casos de dengue na região, que concentra todas as situações autóctones da cidade (quando o paciente adoece sem viajar). Os agentes vão pulverizar um quarteirão entre as ruas Cezário Lopes da Silva, Santa Rosa de Lima, Dídia Jardim Pinto e Valdemar Albino de Araújo.

Foram, até agora, 18 operações para pulverizar inseticida no bairro, com 2.084 residências cobertas, segundo o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior. Mais de 1,2 mil visitas domiciliares e em comércio também foram realizadas pelos agentes e fiscais da SMS, orientando os moradores sobre ações de prevenção. Além disso, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana realizou 13 ações fiscalizatórias e programou, para sexta-feira, uma edição extraordinária do programa Bota-Fora no Santa Rosa de Lima.

Segundo o balanço semanal divulgado pela SMS na segunda-feira passada, o bairro teve confirmados, até 6 de abril, 36 casos autóctones de dengue. Não há casos do tipo em outras regiões da cidade, segundo o mesmo boletim.