Eduardo Leite anuncia abertura de capital da Corsan

Piratini trabalha inicialmente com a abertura de capital no limite máximo de 49%

Medida foi informada por Leite durante o balanço dos 100 dias de governo. | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP

O governador Eduardo Leite anunciou nesta manhã a abertura de capital da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A medida foi informada por Leite em uma coletiva de imprensa durante o balanço dos 100 dias de governo. A conversa com jornalistas teve o formato do programa Roda Viva, da TV Cultura de São de Paulo, onde o entrevistado fica no meio de uma arena cercado por repórteres.

Segundo o governador, o Palácio trabalha inicialmente com a abertura de capital no limite máximo possível, que é de 49%. Com a medida, Leite acredita que haverá redução na burocracia na hora da contratação dos serviços e realização de obras de saneamento.

Leite falou, ainda, da necessidade de privatização da CEEE, Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Ele disse que a medida auxiliará na adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), permitindo o acesso do Estado a novos financiamentos.

Educação

Questionado sobre o recorrente problema da falta de professores e outros servidores de escolas no início de cada ano letivo, Leite disse que é difícil mudar o funcionamento burocrático do sistema educacional em 100 dias de governo. O governador falou que a seleção de coordenadores regionais de educação por competência pode diminuir esses problemas.

O governador voltou a prometer a apresentação de um amplo plano de reestruturação nas carreiras do Estado e na previdência ainda no mês de abril. Segundo Leite, o RS tem 56 estatutos que regulam 17 carreiras do funcionalismo.

RS – Novas Façanhas

Durante o evento que marcou o balanço dos primeiros 100 dias de gestão, Eduardo Leite apresentou o slogan do governo: “RS – Novas Façanhas”. Ele disse, também, que este início de mandato está servindo para estabelecer as bases sólidas para um plano de recuperação fiscal e de desenvolvimento, para que o Estado se torne mais atraente aos investidores.

* Com colaboração da Jornalista Flávia Bemfica (Correio do Povo)