Audiência pública sobre precariedade de energia elétrica mobiliza agricultores do RS

Foto: Divulgação / UPF / CP

Mais de cem agricultores familiares ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) estarão na quinta-feira, em Porto Alegre, para participar da audiência pública conjunta das comissões da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Defesa do Consumidor e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa sobre os problemas envolvendo o fornecimento de energia elétrica no Interior do Estado, especialmente na áreas atendidas pela RGE e CEEE.

Os agricultores representam 10 das 23 Regionais Sindicais da Fetag/RS, demonstrando que o problema se repete em diversas regiões, como Vale dos Sinos, Serra, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Santa Rosa e Passo Fundo. Redes sucateadas, falta de equipes de manutenção e demora de até uma semana no reestabelecimento da luz estão entre os problemas. O debate foi proposto pelos deputados Elton Weber (PSB), Edson Brum (MDB) e Pepe Vargas (PT) e ocorrerá a partir das 10h, no Teatro Dante Barone.

Presidente da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor da Assembleia, o deputado Elton Weber criticou a ausência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que, por e-mail, comunicou a “problemas de agenda” como justificativa para não estar no debate. O deputado lembra que, em 20 de março, foi pessoalmente à Brasília, quando o diretor geral da ANEEL, André da Nóbrega, garantiu que um representante do primeiro escalão viria a Porto Alegre.

– O consumidor está abandonado a própria sorte, as companhias prestam um serviço precário, caro e as agências de regulação, que deveriam defender os interesses da sociedade, se eximem de responsabilidade quando acionadas. Faltam dois dias, esperamos que a ANEEL reavalie sua posição e compareça”, enfatizou Weber.

Até esta terça-feira confirmaram presença na audiência o presidente da RGE/Sul, José Carlos Tadiello, o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, a diretora executiva do Procon/RS, Maria Elisabeth Pereira, o técnico da Gerência de Energia da AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS, Mário Kliemann, além de representantes da CEEE, do Ministério Público Estadual (MP/RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Emater.