Atualizada composição da vacina da gripe para a campanha de 2019

Campanha, direcionada de início a três grupos prioritários, abre na quarta-feira

vacina contra gripe
Foto: Alina Souza/CP

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe vai contar com uma dose atualizada da vacina. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, duas das três cepas do vírus Influenza foram alteradas com base em estudos recentes dos vírus recorrentes no continente.

A campanha da vacinação contra gripe abre na quarta-feira, direcionada a três grupos prioritários: gestantes, crianças acima de seis meses e menores de seis anos e puérperas – mulheres até 45 dias após o parto). Em 2018, os dois primeiros grupos foram os que menos se vacinaram. A imunização para os demais – como pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores – fica disponível a partir de 22 de abril. No Rio Grande do Sul, o público-alvo para a campanha é superior a 3,7 milhões de pessoas.

A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção a quem a recebe.

A composição da vacina se define no segundo semestre do ano anterior, a fim de atender às necessidades de proteção contra a gripe (Influenza) no inverno do Hemisfério Sul.

Veja as cepas que compõem a dose em 2019:

– A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09
– A/Switzerland/8060/2017 (H3N2)
– B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87)