Se avaliasse a temporada apenas pelos números e campanha no Gauchão, o Tricolor só teria motivos para se orgulhar. Mas não há como excluir a Copa Libertadores do contexto no atual momento. Depois da derrota para a Universidad Católica na quinta-feira passada, a classificação para a final na disputa regional virou obrigação no clube. Uma vitória simples diante do São Luiz, neste domingo, a partir das 16h, na Arena, garante o time de Renato Portaluppi na decisão. O empate sem gols leva o jogo para os pênaltis, e qualquer empate com gols classifica o time do São Luiz.
A vaga para decidir o Estadual também pode amenizar as críticas recebidas pela péssima apresentação em Santiago. Mas o time será outro. É bem provável que Renato coloque em campo uma equipe bem parecida com aquela que empatou o jogo de ida em 0 a 0, na semana passada, em Ijuí.
Esta partida, aliás, foi a segunda consecutiva em que o Grêmio não marcou gols no Campeonato Gaúcho. Se somar o duelo com a Universidad Católica, já são três jogos sem balançar as redes. Em Ijuí, Renato chegou a criticar o excesso de preciosismo dos atacantes na hora da finalização. Pepê e Thaciano desperdiçaram chances claras de marcar.
“Até semana passada nós tínhamos o melhor ataque do Brasil, a defesa menos vazada, isso e aquilo. Agora da noite para o dia ninguém presta?”, questionou Renato Portaluppi. “O Grêmio vai ter suas derrotas como qualquer equipe do futebol mundial”, continua o treinador. “Não está tudo errado e também não está cem por cento certo”, completou.
O zagueiro Paulo Miranda, recuperado de uma lesão muscular, treinou normalmente na sexta-feira e pode retornar ao time. O seu companheiro de zaga, no entanto, mais uma vez terá de ser improvisado, já que não há um quarto defensor no grupo de jogadores. Os titulares Geromel e Kannemann serão preservados para o duelo com o Rosario Central, na quarta-feira, pela Libertadores. A tendência é que Renato improvise o volante Rômulo no setor.
São Luiz com desfalques
O São Luiz terá dois desfalques diante do Grêmio, neste domingo, na Arena. O treinador Paulo Henrique Marques não conta com o goleiro Paulo Gianezini, negociado com o Criciúma, e o atacante Marcão, lesionado. Carlão, que começou o Gauchão como titular, volta ao gol na Arena. O restante do time será o mesmo do jogo de ida.