Menos de um terço dos contribuintes enviou declaração do Imposto de Renda

Prazo termina em 30 de abril

Receita espera receber 32 milhões de declarações | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Menos de um terço dos contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em quatro semanas de entrega. Até as 17h de hoje, a Receita Federal recebeu 9.482.661 declarações, o equivalente a 31,1% do esperado para 2019.

No Rio Grande do Sul, foram processados, até o mesmo horário, 652.052 formulários – 31,05% do total estimado, de 2,1 milhões. Em Porto Alegre até a meia-noite de ontem, foram entregues 130.218 declarações.

O prazo para envio começou em 7 de março e vai até as 23h59min59s de 30 de abril. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações em todo o Brasil.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou um representante com procuração.