Prefeita até domingo, Mônica Leal é a sétima mulher a governar Porto Alegre

Com Marchezan e Paim, em viagem, presidente da Câmara assume o Executivo na manhã desta sexta

Mônica Leal. Foto: Divulgação/CMPA

Presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal se torna, nesta sexta, a sétima mulher a assumir como prefeita de Porto Alegre. Ela ocupa o cargo, até domingo, porque o prefeito Nelson Marchezan Júnior e o vice-prefeito Gustavo Paim cumprem agendas oficiais, fora da cidade.

A cerimônia de transmissão ocorre nesta sexta, às 9h, no Salão Nobre do Paço Municipal. Durante o afastamento de Mônica, o Legislativo vai ser presidido pelo vice, vereador Reginaldo Pujol.

Marchezan teve agenda em Brasília na quarta-feira, e seguiu para Campos do Jordão (SP), para participar do 18º Fórum Empresarial Lide. Paim, que havia assumido como prefeito em exercício, segue nesta sexta para Montevidéu, no Uruguai, onde participa da reunião do Conselho de Administração da Rede Metropolis, de cooperação técnica. Em reunião com o prefeito de Montevidéu, Daniel Martinez, serão discutidos avanços na minuta do acordo bilateral entre Porto Alegre e a capital uruguaia.

Antes de Mônica Leal, já haviam ocupado o cargo de prefeitas em exercício as procuradoras Eunice Ferreira Nequete, Cristiane da Costa Nery e Mercedes Rodrigues, além das ex-presidentes da Câmara Margarete Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon.

A agenda da prefeita em exercício prevê, para sábado à noite, o Baile de Aniversário de 113 anos do Grêmio Náutico União (GNU) e, para a manhã de domingo, a Festa de Lançamento da Feira do Peixe das Ilhas 2019, na sede da Colônia Z5, na Ilha da Pintada. A feira ocorre de 16 a 19 de abril, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.

No início da tarde de domingo, Marchezan Júnior reassume o cargo de prefeito.