São Leopoldo tem nova suspeita de meningite C

Criança que teve contato com a jovem morta na terça pela doença deu entrada no Hospital

Serão aplicadas medidas profiláticas em todas as crianças da escola que tiveram contato com a adolescente nos últimos 30 dias | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

Após a morte de uma adolescente na madrugada de ontem por meningite C, a cidade de São Leopoldo está com mais uma suspeita de caso da doença. Uma criança, que teve contato com a jovem, deu entrada no Hospital Centenário na noite dessa terça-feira. Por conta disso, segundo comunicado oficial da Prefeitura, serão aplicadas as medidas profiláticas, com administração de antibiótico, em todas as crianças da escola que tiveram contato com a adolescente nos últimos 30 dias, na mesma sala de aula da Escola Estadual Amadeo Rossi, ação que terá início nesta quarta-feira.

A mesma medida já foi adotada em pessoas que também tiveram contato com a menina de dois anos, falecida em 12 de março por meningite meningocócia B, no bairro Feitoria. Além disso, todas as crianças e adolescentes da escola e que de alguma forma tiveram contato com adolescente acometida pela doença estão sendo convocadas a tomar a vacina meningococica C, disponível na rede pública, caso ainda não tenham sido imunizadas. Há orientação para os pais de adolescentes, entre 11 e 14 anos, levarem as carteiras de vacinação para avaliação, hoje e amanhã.

O prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Saúde Ricardo Charão terão uma reunião de urgência na Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, para solicitar o imediato reforço do governo estadual nas medidas preventivas e de combate à doença no município. Nesta terça-feira já houve reunião na Saúde estadual com a Vigilância Sanitária para envio de mais doses de remédios a São Leopoldo.

A partir deste novo caso, ainda sob suspeita mas já com todos os exames para confirmação ou não encaminhados ao Laboratório Lacen, a Prefeitura de São Leopoldo passa a configurar a situação como emergencial, chamando à responsabilidade, além do governo estadual, também o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição de vacinas aos municípios.