Quase 3/4 dos contribuintes do RS ainda não declararam o IR a um mês do fim do prazo

No País, Receita recebeu mais de 8 milhões de documentos até o fim da tarde de hoje

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até às 17h de hoje, 8.270.381 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem a documentação até 30 de abril. A 30 dias do fim do prazo, 3/4 dos contribuintes que vivem no Rio Grande do Sul ainda não se regularizaram. Até esse mesmo horário, a Receita havia recebido 561.213 declarações, cerca de 26,7% do total esperado, de 2,1 milhões.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, deve ser usado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou um representante com procuração.