Começa nesta segunda-feira, 1º, mais uma edição da Hannover Messe, na Alemanha. A exposição é conhecida por ser a maior do mundo envolvendo a indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução Industrial. Focada em temas como a internet das coisas, tecnologia 5G e realidade virtual, o evento contempla o que há de mais inovador para a indústria e automação.
O Rio Grande do Sul está representado por uma comitiva formada por 15 empresas, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o Sebrae. O presidente da Federação, Gilberto Petry, que também atua como presidente do Conselho de Administração do Sebrae, reforça a importância da feira para o setor industrial gaúcho. “Desde 1984 eu acompanho a feira, é a 22ª vez que venho, e ela vem se transformando. Antes, ela tinha apenas produtos finais, mas agora tem componentes, tem processos, e isso traz novidades, há transformações”, disse Petry.
Dentro da programação da missão empresarial brasileira, Fiergs e Sebrae organizam visitações às fábricas da Airbus e da Volkswagen, além de palestras e circuitos guiados aos pavilhões da feira. Além da comitiva gaúcha, outras 15 empresas brasileiras estão com representações no evento. A Rádio Guaíba e o Correio do Povo também estão na Hannover Messe, através da correspondente Ananda Müller, que acompanha o evento pela segunda vez.
A feira deve reunir cerca de 6,5 mil expositores e receber mais de 20 mil habitantes, vindos de 75 países. Em 2019, o país parceiro é a Suécia, que contará com 160 empresas cadastradas. No ano passado, mais de 210 mil pessoas passaram pelos pavilhões dos seis setores da cidade da tecnologia.