Venda de uva nas praças de Caxias do Sul ultrapassa 22 toneladas

Foto: Divulgação

A venda de uva nas praças Dante Alighieri, no Centro, e da Bandeira, em São Pelegrino, já chegou a 22,5 toneladas. As bancas ficarão montadas até 10 de abril e funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 18h. A uva itália e a niágara rosa são as variedades mais vendidas até agora.

Camila Sandri Sirena, titular da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), considera o resultado positivo. “É um incentivo para os outros produtores. O comércio direto aproxima o produtor e o consumidor, agregando mais renda às propriedades rurais”, afirmou. Ademir Zanrosso, produtor da Linha 40, responsável pelas bancas, pontuou o movimento dos últimos dias. “As vendas estão boas, sempre tem gente querendo comprar uva. Esperamos vender ainda mais nas próximas semanas”, resumiu. O preço da fruta varia entre R$ 4 e R$ 7,90 o quilo.

“Eu comprei a uva aqui porque tem uma excelente qualidade. Vale a pena, o sabor é diferenciado. Gosto de comprar aqui, poderia ter uva o ano inteiro”, brincou a consumidora Lurdes Franga, 64 anos, moradora do bairro Jardim Iracema.

Uvas em Forqueta

A comercialização na praça central de Forqueta chegou a 1,5 tonelada, com destaque para as variedades itália e brs clara. As vendas encerraram no dia 19 de março e estavam a cargo da agricultora Clari Bisol Boff, 58 anos, moradora da Linha Feijó. “Com a banca montada aqui o consumidor acaba nos conhecendo. Isso proporciona até mesmo visitas na nossa propriedade para conhecer as origens das uvas”, salientou. O consumidor Paulo Neri Luchese, 63 anos, aprovou as uvas de Forqueta. “Eu acredito que os produtores têm todo um envolvimento com os consumidores e isso facilita também para nós adquirirmos a uva”, finalizou.