São Borja registra mil focos do Aedes aegypti

A Vigilância Sanitária alerta a população para a limpeza de pátios, borracharias e ferros-velhos

Mais de mil focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela foram detectados no município de São Borja. Os números contabilizados pelo laboratório da Vigilância Sanitária preocupam as equipes: em menos de três meses de 2019, o total de focos corresponde a dois terços dos 1.524 registrados em todo o ano passado. As chuvas associadas ao calor e à umidade fazem aumentar a proliferação.

A Vigilância alerta a população para a limpeza de pátios, borracharias e ferros-velhos, com eliminação de todos os depósitos de água parada, que podem virar criadouros. A coordenadora técnica das ações, Janaina Leivas, faz palestra nas escolas para reforçar as orientações sobre o trabalho de prevenção.

Os agentes de endemias já visitaram os 24,4 mil locais monitorados na cidade. Nas vilas Arneldo Matter, Arno Andres, Mário Weiss e Ernesto Dornelles, equipes retiraram entulhos. Janaina acrescenta que nos locais onde focos de Aedes aegypti se repetem os responsáveis estão sendo notificados, com prazo de cinco dias para a operação de limpeza. Na vila de Nhu-Porã, na área rural, foi confirmado um caso de dengue em janeiro. Em operação encerrada na semana passada, dez focos de larvas ou de mosquito foram registrados na localidade.