UTI Neonatal do Hospital Presidente Vargas volta a receber pacientes

Crianças internadas tiveram de ser transferidas devido a infestação de carrapatos, na semana passada

Começou, na tarde desta segunda-feira, a transferência de pacientes para a UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). As 17 crianças internadas tiveram de ser retiradas do local devido a uma infestação de carrapatos, detectada na semana passada. De acordo com a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, o setor passou por uma “limpeza minuciosa”. A reabertura era prevista para ocorrer na noite desse domingo e, posteriormente, na manhã de hoje, o que não ocorreu.

A Pasta não soube informar como se deu a infestação. A SES informou que vai ser necessária uma investigação, com o apoio da Vigilância Epidemiológica, com análise de amostras do carrapato. Em nota, a direção do HMIPV informou que tomou conhecimento do aparecimento de artrópodos em uma sala da UTI Neonatal na última quinta-feira e que, imediatamente, acionou o grupo de avaliação de risco junto à direção-geral.

A direção do hospital informou, ainda, que todas as medidas foram tomadas, com a transferência dos pacientes para outra área organizada no próprio hospital.