Leite oficializa Irigaray como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Ingresso do deputado do PSL no primeiro escalão também amplia, em mais quatro cadeiras, a base do governador na Assembleia

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira, o deputado estadual Ruy Irigaray como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O comunicado ocorreu em reunião com a bancada do PSL, partido de Irigaray, no Palácio Piratini.

O parlamentar ressaltou que aceitou o convite por conta da inquietação com a situação de crise que o Rio Grande do Sul enfrenta. “Nosso objetivo é trazer resultados”, destacou.

Empresário dos ramos dos transportes, combustíveis e agronegócio, Ruy Irigaray é natural de Porto Alegre e entrou para a vida pública em 2018 ao eleger-se deputado estadual.

Costura política

O ingresso de Irigaray no primeiro escalão também amplia, em mais quatro cadeiras, a base do governador na Assembleia. A Pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo permanecia sem comando desde a saída de Dirceu Franciscon (PTB), atestada em início de março.

Com a movimentação, o primeiro suplente da coligação, Rodrigo Lorenzoni (DEM), hoje secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, pode assumir cadeira no Parlamento. Caso ele assuma a vaga na Assembleia, Marcus Vinícius Almeida (PP), também suplente, pode ser nomeado secretário da Pasta. Almeida já presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Caso Rodrigo Lorenzoni decida permanecer na Secretaria de Apoio aos Municípios, Cláudio Conceição (DEM), vereador de Porto Alegre, pode assumir a cadeira de Irigaray na Assembleia.

Em fevereiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ficou sem titular. Franciscon chegou a administrar a Pasta, durante o mês de janeiro, mas tomou posse como deputado e não retornou mais ao Executivo. Em março, ele confirmou a saída do governo ao alegar discordância com o corte de salários da equipe.