Temer vai ficar preso em sala na Polícia Federal no Rio

Inicialmente, juiz havia determinado a transferência de Temer à Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói

Foto: Marcos Corrêa / PR / CP

O ex-presidente Michel Temer vai ficar preso em uma sala especial na Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro. A informação é da assessoria do Ministério Público Federal (MPF).

Inicialmente, o juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, havia determinado a transferência de Temer à Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, a mesma onde está detido o ex-governador Luiz Fernando Pezão.

Porém, segundo o MPF, a defesa do ex-presidente argumentou que, pelo cargo exercido, é direito de Temer ser acomodado na PF, nos mesmos moldes em que se encontra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já o destino do ex-ministro Moreira Franco e do coronel João Baptista Lima Filho deve ser mesmo a prisão em Niterói, salvo decisão em contrário de Bretas.

A defesa de Temer ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a ser examinado pelo desembargador Ivan Athié.

Protesto na chegada

Temer chegou no início da noite à Superintendência Regional da Polícia Federal, no centro do Rio. Temer desembarcou no Aeroporto Internacional do Galeão, e o comboio ingressou no prédio da Polícia Federal às 18h40min, enfrentando protestos de pessoas que o aguardaram, com faixas e cartazes e uma bandeira do Brasil.

Os manifestantes xingaram o ex-presidente e deram chutes e tapas na viatura que o conduzia. Armados de fuzis, homens da Polícia Federal precisaram intervir, para permitir a entrada do comboio no prédio, que teve o portão principal fechado às pressas, por questão de segurança.

O ex-ministro Moreira Franco, que era trazido em um carro separado do do ex-presidente, também entrou na sede da PF.