Táxis da Capital já podem usar sinal para indicar se carro está livre ou ocupado

Medida não é obrigatória

Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou os 3.886 táxis de Porto Alegre a usar a sinalização visual (luminoso externo na capota dos veículos) que mostra se o carro está livre ou ocupado com passageiro. É o que garante o gerente de Controle e Operação do Transporte da EPTC, Luciano Souto. “Temos um período de 12 meses para avaliar a qualidade dos equipamentos instalados na frota da cidade. O taxista que quiser já pode adquirir e colocar o painel”, ressaltou.

O equipamento, com lâmpadas de LED, pode ser usado, inclusive, durante o dia. Somente a exposição da palavra Táxi, em verde, mostra que o veículo está livre. Em caso contrário, fica acesa também uma luz vermelha, em ambos os lados do luminoso. A medida não é obrigatória.

O modelo também contempla as pessoas com problemas de daltonismo. No período de um ano, a EPTC pretende realizar avaliações para verificar a eficácia do equipamento. Passado o período de testes, a empresa vai analisar se o modelo deve ou não ser mantido.

O painel deve ter 10 centímetros de altura, cinco centímetros de largura e de 25 a 40 centímetros de comprimento. A instalação, no teto dos veículos, pode ser feita com um suporte de alumínio ou com fixação magnética. Os painéis também podem ter anúncios de publicidade.