Restauro da Estátua do Laçador deve começar em setembro

Em 2 de abril, reunião na sede do Sinduscon discute novos locais para o monumento

Foto: Guilherme Almeida/CP

Os trabalhos de restauração da Estátua do Laçador, localizada em um sítio em frente ao terminal antigo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, devem começar em setembro e durar dois meses. Para a realização do serviço, o monumento vai ser levado a um galpão, e depois de recuperado, devolvido ao lugar onde está hoje, na zona Norte de Porto Alegre.

A informação é do vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon/RS), Zalmir Chwartzmann. Segundo ele, 31 de março é o prazo limite para que o projeto seja apresentado à Secretaria Estadual da Cultura. “A gente imagina que nos meses de maio, junho e julho o projeto seja aprovado em todas as instâncias e, partir daí, comece a reforma”, ressaltou.

Conforme Chwartzmann, em 2 de abril, ocorre uma reunião, na sede do Sinduscon, com outras entidades, para que se discutam novos locais para o monumento. “A Estátua do Laçador é o monumento mais representativo da cidade e do Estado está colocado em um lugar que não é digno da importância dele”, acrescentou.

A primeira fase de recuperação compreendeu um diagnóstico quanto às condições estruturais da escultura, especialmente quanto a fissuras verificadas na base do monumento. Dois especialistas em restauro de obras com metal foram contratados: a brasileira Virginia Costa, engenheira metalúrgica e consultora em conservação do patrimônio, responsável pela coordenação de todo o trabalho prospectivo, e o francês Antoine Amarger, restaurador de esculturas com metal.

Criada em 1954, a Estátua do Laçador é um monumento que representa o gaúcho pilchado (em trajes típicos). A obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi (1905-1981), de Pelotas, que produziu diversos monumentos, em geral, ligados à história e à cultura gaúcha.

Como modelo de indumentária, o artista utilizou o folclorista Paixão Côrtes, um dos fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em 1958, a prefeitura de Porto Alegre comprou o monumento e, a partir da matriz em gesso, fundiu a estátua em bronze e a transportou para ser instalada sobre um pedestal na avenida dos Estados, também na zona Norte. Em 2007, em função de obras na região, a estátua acabou transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do aeroporto Salgado Filho, onde permanece.