Contra reforma da Previdência, centrais sindicais organizam protesto nesta semana

CUT fará protestos, na próxima sexta-feira, no dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência

Foto: CUT-RS / Divulgação

A próxima sexta-feira, dia 22 de março, deverá ser marcada por protestos em várias cidades do país. As manifestações estão sendo organizadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e fazem parte do chamado “Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência”. Em Porto Alegre, haverá ato, às 18h, na Esquina Democrática, palco tradicional de manifestações sindicais, sociais e populares.

Os manifestos são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional.

Conforme o secretário-geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, a sexta-feira servirá para alertar a população sobre os “ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. O sindicalista também afirma que, caso a reforma seja aprovada, uma greve geral deve acontecer.

“Temos um grande motivo para uma greve geral e 22 de março será um dia de alerta. A CUT e as centrais orientaram os seus sindicatos, que estão dialogando com os trabalhadores sobre o que representa essa reforma. A sociedade precisa ter noção do que está acontecendo”, diz o dirigente da CUT.

Sindicatos vinculados à Central Única dos Trabalhores no Rio Grande do Sul (CUT-RS) deverão participar dos manifestos. O Cpers/Sindicato confirmou, ainda na semana passada, o engajamento no ato, das 18h, na Esquina Democrática. Os educadores iniciarão a agenda de mobilização, às 14h, com concentração na sede do sindicato, e logo em seguida realizarão caminhada e ato público em frente ao Palácio Piratini.