Um aplicativo para consulta de preços de produtos foi lançado pela Secretaria Estadual da Fazenda na manhã desta sexta-feira. Vinculado ao programa Nota Fiscal Gaúcha, o aplicativo Menor Preço permite que usuários busquem o produto mais barato em mais de 200 mil estabelecimentos credenciados no Rio Grande do Sul.
De acordo com o sub-secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o aplicativo serve para ajudar na tomada de decisão no momento em que o consumidor vai fazer a compra. “Cada vez que o cidadão pede uma nota e inclui o CPF, ele está encaminhando para a base de dados da Secretaria da Fazenda e do programa de Cidadania o valor do produto vinculado àquele estabelecimento. Com base nessa base de dados, ampla e completa, é possível fazer essa consulta. Quanto mais o cidadão participar e pedir CPF na nota, mais acurácia vai ter aquela base de dados para que o preso reflita a realidade do mercado”, explicou Pereira.
Desenvolvido pela Procergs, o aplicativo tem, ainda, uma área específica destinada à pesquisa de preços de combustíveis. Para a utilização dos serviços é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha. O aplicativo Menor Preço está disponível nas plataformas Android e iOS. Após baixar o sistema, é possível pesquisar o produto que se quer comprar pelo nome ou código de barras.