A assessoria de comunicação da Trensurb informou que, após o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, estar em Porto Alegre no final de dezembro e entregar escadas rolantes para as estações, ainda há três (Estação Mercado, Estação Santo Afonso e Estação Fenac) que precisam de reparos. Quanto a frota total de trens novos operando até o final deste mês, a autarquia afirma que três ainda estão em manutenção.
Ainda conforma a Trensurb, a Estação Mercado aguarda a instalação de portões metálicos para garantir a segurança no local. Essa instalação, já contratada (e que inclui a colocação de portões de enrolar automatizados em mais 18 estações) deve iniciar ainda neste mês.
Na Estação Santo Afonso há uma escada que precisa de substituição de degraus, que, conforme a Trensurb, já foram encomendados, porém ainda não há previsão para o conserto dessa escada. “Outra escada na mesma estação apresentou falha, a empresa contratada responsável foi acionada e deve ir até o local ainda hoje”.
A autarquia diz ainda que há uma escada parada também na Estação Fenac que está localizada em uma área que molhou devido às fortes chuvas recentes em Novo Hamburgo. “Após a drenagem da água do local, a empresa responsável pela manutenção do equipamento irá avaliar suas condições, porém ainda não temos previsão exata para que volte a funcionar”.
Quanto aos trens série 200, a Trensurb afirma que há dois em manutenção preventiva, ainda sem previsão de que voltem a operar. Um outro está em manutenção corretiva e deve ser liberado em breve. Os outros 12 estão disponíveis.