Grêmio tem peças fundamentais jogando muito pouco

Com Jean Pyerre e Matheus Henrique surgindo, é natural pensar em mudanças no time

O Grêmio de ontem, contra o Libertad, lembrou os últimos momentos do Grêmio de Roger. Um time desconcentrado, erradio e apático com a posse de bola. Dos seis pontos disputados na Libertadores, o time conquistou um. E o sinal de alerta está ligado.

O DIA QUE FOI NOITE

Renato Portaluppi, na verdade, nunca foi de externar os problemas da equipe. Ao contrário, sempre tratou de resolver os obstáculos internamente. Nas coletivas, a estratégia sempre foi usar frases feitas ou desviar o foco. O que não é condenável, convenhamos, desde que, obviamente, as questões do time sejam realmente solucionadas. E o próximo jogo é justamente o clássico Grenal.

NÍVEL DAS COMPETIÇÕES

Que Gauchão não é parâmetro, todos sabemos. O saudoso Wianey Carlet chamava o torneio estadual de “engana bobo”. E é isso mesmo. O Grêmio atropela, bate nos times da competição regional. É 3×0 aqui, 4×0 ali, 6×0 acolá… sobra com titulares e com reservas. Na Libertadores, contra um Central razoável e um bom Libertad, a equipe somou apenas um ponto em seis.

O TEMPO PASSA

O Grêmio tem um potencial interessantíssimo para evolução. Diego Tardelli, com condições físicas, será inegavelmente titular. Jean Pyerre e Matheus Henrique pedem passagem. E aí, especificamente sobre estes dois nomes, cabe uma análise bastante séria sobre dois pilares deste Grêmio vencedor dos últimos anos: Maicon e Luan.

Posse de bola improdutiva e finalizações sem perigo: alguns problemas do Grêmio de ontem (SofaScore)

Maicon mais uma vez precisou ser substituído. Jean Pyerre, que entrou mais recuado para organizar o time a partir da saída de bola, fez o time melhorar. Luan teve participação comprometedora outra vez. Com Maicon e Luan abaixo, cai consideravelmente a consistência da engrenagem do time.

Renato costuma ser conservador em suas escolhas. Por vezes, morre abraçado com suas teimosias. Em outras tantas, competente que é, consegue provar que está certo. O fato é que há dois jovens jogadores que pedem passagem: Jean Pyerre e Matheus Henrique. E, hoje, pelo que vêm demonstrando, Maicon e Luan não podem ter cadeira cativa no time.

Alterando a escalação, Renato mandaria um recado claro de sua insatisfação – embora a irritação do técnico fosse nítida na saída para o intervalo. Não sei se Renato vai mexer no time. Eu mudaria. Já para o Grenal.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile