Trabalhadores do Hospital Bom Jesus, de Taquara, paralisam as atividades

O protesto ocorre em decorrência do atraso de salários, do adicional de insalubridade e das condições precárias de trabalho

Foto: Sindisaúde / Divulgação

Desde as 7h desta terça-feira (12), profissionais que trabalham no Hospital Bom Jesus, em Taquara, estão com as atividades paralisadas. Segundo o diretor do Sindisaúde-RS, Júlio César Duarte, o ato, definido em assembleia no dia 28 de fevereiro, ocorre como protesto em decorrência do atraso de salários, do adicional de insalubridade e das condições precárias de trabalho.

“Estávamos com os salários de janeiro e fevereiro em atraso, os rendimentos de janeiro começaram a ser pagos nesta segunda e o restante deve ser depositado nos próximos dias, mas a questão não é só essa. Temos defasagem no número de servidores, falta de materiais, entre outros problemas.” Ele destaca que os servidores do bloco cirúrgico têm lavado as roupas de trabalho em casa, devido à falta deste serviço aos profissionais. Apenas a Emergência do Bom Jesus está operando normalmente hoje. Participam da paralisação técnicos de enfermagem, servidores da área de higienização e zeladoria.

O protesto ocorrerá até as 19h, quando haverá uma assembleia geral da categoria para definir os próximos passos. “A greve geral é nossa última medida, mas iremos avaliar essa possibilidade”, diz Duarte. Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, afirma que: “Entendemos que os funcionários do hospital exercem uma exigência legítima, pois todos que trabalham merecem seus vencimentos, apenas entendemos que qualquer ação ou protesto em âmbito local infelizmente pode não ter o objetivo de pressão ou sensibilização esperado, visto que, infelizmente não atinge o causador do problema que é o Estado do RS, o qual sistematicamente não vem cumprindo com os repasses que tem obrigação”.

A reportagem ainda tenta contato com a direção do hospital e com o governo do Estado.