Novo Hamburgo avalia decretar situação de emergência por causa da chuva

Força da água chegou a danificar o asfalto de ruas e causou estragos em 80 carros na cidade

Força da água foi tão grande que danificou o asfalto no bairro Primavera | Foto: Stephany Sander / Especial / CP

A cidade de Novo Hamburgo está avaliando a possibilidade de decretar situação de emergência em função das chuvas que atingiram o município na sexta-feira e na manhã deste sábado. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, Claudiomiro da Fonseca, “a chuva atingiu a cidade de maneira generalizada. Oitenta carros foram rebocados por estragos, alguns ficaram totalmente submersos”.

Segundo a Metsul Meteorologia, choveu aproximadamente 113 mm no município até as 9h deste sábado. As redes de esgoto da cidade não deram conta do volume de água e transbordaram.

Na Rua Epitácio Pessoa, no bairro Primavera, a força da água foi tão grande que danificou o asfalto, que acabou sendo sinalizado com uma viu pelos moradores da região. Durante toda a madrugada, a Defesa Civil atendeu chamados de famílias que tiveram suas residências invadidas pela água e cinco famílias foram desalojadas. No bairro Industrial, um dos mais afetados, a enxurrada derrubou o muro de uma residência.

Segundo a prefeita prefeita Fátima Daudt, o executivo municipal montou um centro de operações na Fenac para coordenar ações e receber doações. “Tivemos um período muito difícil ontem à noite. Chuvas de 100mm em pouco mais de duas horas”, destacou. De acordo com ela, equipes da Defesa Civil continuam nas ruas do município avaliando a situação.

Doações

A Prefeitura de Novo Hamburgo receberá doações na Fenac (Rua Araxá 505 – Bairro Ideal). Estão sendo recebidos itens de limpeza, como vassoura, alvejante, álcool, rodo, saco de lixo e balde.