Cerca de 150 mil veículos devem utilizar a Freeway para se deslocar às praias gaúchas e catarinenses no Carnaval

Na ida ao litoral, a orientação é que o motorista se desloque na sexta até às 14h e no sábado após as 17h

veículos Freeway litoral
Freeway. Foto: Guilherme Testa/CP

Cerca de 150 mil veículos devem utilizar a Freeway para se deslocar às praias gaúchas e catarinenses, entre a sexta-feira, dia 1º de março e o sábado, 2, conforme estimativa da CCR ViaSul, concessionária que administra o trecho.

Na ida ao litoral, a orientação é que o motorista se desloque na sexta, até as 14h, e, no sábado, após as 17h. O melhor horário de retorno é até o meio-dia da terça-feira, ou antes das 7h, e após as 19h da quarta-feira.

Devido ao grande movimento esperado, uma das medidas adotadas, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), será a ampliação da capacidade operacional da Freeway por meio do uso acostamento em ambos os sentidos, no trecho entre Gravataí e Osório. Equipes da PRF e da concessionária avaliarão, se necessário, a liberação gradual do acostamento ao tráfego de veículos, tanto na ida como no retorno das praias.

Em um primeiro momento, o acostamento poderá ser liberado entre os kms 74 e 59 – sentido litoral – e do km 1,5 ao km 26 – sentido Porto Alegre, trechos em que o recurso já é utilizado. A liberação será comunicada por meio da sinalização já existente com as luzes amarelas piscantes.

Conforme o avanço do fluxo, a utilização do acostamento como faixa adicional poderá acontecer até o km 1,5 (acesso à Estrada do Mar), na ida ao litoral, e até o km 74 (Gravataí), no retorno.

A operacionalização nesses novos trechos acontecerá com a sinalização de placas dispostas em cavaletes, posicionadas junto à rodovia, avisando a liberação, bem como a velocidade máxima permitida no acostamento, que se mantém em 70 km/h. A PRF promoverá o monitoramento permanente, inclusive aéreo, a fim de garantir o cumprimento da velocidade e coibir excessos.

Nos trevos de acesso e saída da Freeway – km 26 (Santo Antônio da Patrulha), km 53 (Glorinha) e km 68 (Gravataí), será implantada sinalização especial com cones para a canalização do tráfego e equipes que orientarão os motoristas.

A CCR ViaSul também contará com reforço operacional como guinchos leves e viaturas de inspeção. Ao todo, 30 veículos estarão disponíveis ao atendimento na Freeway.  As praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha também terão equipes redobradas na operação papa fila, antecipando a cobrança da tarifa do pedágio, possibilitando mais agilidade e fluidez na passagem pelas cabines.