Lista de técnicos da primeira divisão tem dois setentões e dois sub-40

Dos treinadores da Série A, Mano Menezes é o mais longevo no mesmo clube; Cuca nem assumiu ainda

Fiz dois levantamentos a respeito dos treinadores dos clubes da primeira divisão do Brasil. O primeiro é sobre a idade dos profissionais. Os setentões Felipão e Geninho lideram, enquanto Tiago Nunes e Barbieri, com 39 e 37, respectivamente, são os mais novos. O segundo é sobre o tempo de cada técnico nos clubes. Destaque para Mano Menezes e Renato, que comandam Cruzeiro e Grêmio desde 2016, e também para Cuca, que acertou com o São Paulo mas vai assumir apenas nos próximos meses.

Felipão e Geninho são técnicos “setentões” da Série A

É importante destacar que idade não pode ser confundida com perfil. Fernando Diniz e Fábio Carille, por exemplo, são separados por alguns meses e pensam futebol de forma totalmente diferente. Também não podemos relacionar experiência com competência. Basta lembrar que no topo do quadro está Luiz Felipe Scolari, recém campeão brasileiro, e na parte de baixo está Tiago Nunes, vencedor da Copa Sul-Americana do ano passado.

75% dos técnicos está a menos de um ano no cargo

Este quadro merece atenção especial. Aqui, destaco o tempo no cargo de cada treinador dos times da Série A. É cruel exigir que Fernando Diniz, que tem menos de dois meses no Fluminense, faça o time jogar como o Grêmio de Renato, que formam parceria desde setembro de 2016.

Com Marcelo Cabo fechando um ano de CSA, ele passa a ser o quinto treinador a completar este período à frente de seu clube, juntando-se a Mano no Cruzeiro, Renato no Grêmio, Ceni no Fortaleza e Odair no Inter.

DANÇA DAS CADEIRAS

A temporada está só começando e já tivemos um grande clube trocando de técnico – o São Paulo. Muitas outras trocas virão. Algumas darão certo, enquanto a maioria será apenas cena para torcida e imprensa. Mais do mesmo.

Estes quadros ainda serão muito, muito, muito atualizados em 2019.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile