Com a presença do primeiro escalão do governo federal, novo presidente da FPA toma posse em Brasília

Foto: Marcelo Camargo / Agência / Brasil / CP Memória

Na noite dessa  terça-feira, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), recebeu da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o cargo de presidente do colegiado e passou a comandar a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no ano de 2019. A cerimônia de posse da nova diretoria, em Brasília, composta por 26 parlamentares, foi cercada de autoridades, entre elas, o presidente da República Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Temos que levar em consideração todos os atores envolvidos no setor para produzir soluções inteligentes. A FPA é uma ferramenta de solução de vida coletiva para povo brasileiro e precisa ter esta responsabilidade. Precisamos ouvir as cabeças mais brilhantes, que conhecem os mais diversos temas, e ao mesmo tempo ouvir quem tem o poder de decisão sobre eles”, discursou o novo presidente da FPA.

A ministra lembrou dos desafios que enfrentou enquanto esteve à frente da bancada, em 2018, e afirmou que o agropecuária continua sendo o motor da economia do país. “São homens e mulheres que trabalham incansavelmente pela agricultura”, disse. A ex-presidente reafirmou a importância da Frente Parlamentar da Agropecuária. “A Frente mudou o destino do país quando, lá atrás, resolveu deixar de ser setorial e se uniu para também fazer política. Essa frente é sui generis: não existe outra como a FPA”.

O presidente Bolsonaro definiu a agropecuária como a locomotiva da economia do país. “São homens e mulheres responsáveis pelo nosso PIB”, discursou lembrando dos grandes embates que teve na Câmara dos Deputados ao lado de Alceu Moureira. O presidente citou ainda as dificuldades enfrentadas pelos produtores.

“Não é fácil, são desafios, trabalho de sol a sol, de segunda a segunda. Contem com alguém que está ao lado de vocês para que possam ter a devida segurança jurídica para poder plantar e produzir”, discursou Bolsonaro.

Entre os presentes, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entidades representativas do setor produtivo nacional, governadores, e mais de 200 parlamentares do Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou do evento.

Perfil do Alceu Moreira

Reeleito em 2014 com mais de 152 mil votos, Alceu Moreira é hoje o 3º deputado mais votado do Rio Grande do Sul e o 1º do PMDB gaúcho na Câmara. Tem 64 anos e é natural de Terra de Areia (antigo distrito de Osório), no Litoral Norte.

Na Câmara é membro das Comissões da Constituição e Justiça, Orçamento e Agricultura. Preside a Frente Nacional do Pré-sal – com mais de 300 membros -, e responde pela Política Nacional do Leite. Também é autor do projeto que acaba com o emplacamento de veículos agrícolas, medida aprovada no Congresso e repercutida em todo o país.

Trajetória política – vereador de Osório (1983/88), vice-prefeito (1993/96), prefeito reeleito (1997/2002) e presidente da Famurs (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10), secretário de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano (2003/06) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); deputado federal reeleito (2011/19).