Feira do Material Escolar de Porto Alegre só deve começar na semana que vem

Questionada sobre o motivo da Feira começar depois do ano letivo em diversas escolas, a Pasta responsável informou que a Feira é "baseada no calendário escolar municipal"

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A Feira do Material Escolar de Porto Alegre só deve começar na semana que vem, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O edital deve ser publicado na manhã desta terça-feira.

Questionada sobre o motivo da feira ser realizada depois do início do ano letivo em diversas escolas, como na rede comunitária e educação infantil municipal, além da rede privada, a Pasta informou que o evento é “baseado no calendário escolar municipal”. As aulas do ensino fundamental no município iniciam em 13 de março.

Entretanto, em 2018, a feira começou em 7 de fevereiro, e as aulas da rede municipal foram retomadas em 14 de março.

Volta às aulas

Ontem, a maior parte das instituições de ensino privado retomou as aulas no Rio Grande do Sul. A rede privada gaúcha conta com 429 mil alunos matriculados na Educação Básica e 399 mil na Educação Superior, conforme dados do último censo do Ministério da Educação.

As cerca de 8 mil crianças, em 39 das 43 escolas municipais de educação infantil, também voltaram aos colégios ontem. Já nas escolas comunitárias de Porto Alegre, as aulas começaram no dia 11.

Na rede estadual, as atividades serão retomadas nesta quarta-feira para 480 mil estudantes do Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ação do Procon

O Procon Porto Alegre divulgou uma pesquisa de preços dos itens básicos mais solicitados nas listas de material escolar. As pesquisas são realizadas quinzenalmente em estabelecimentos da Capital, até o final de fevereiro.

Conforme a diretora executiva do órgão, Fernanda Borges, “é importante que o consumidor antes de iniciar as compras já tenha uma ideia dos preços dos produtos que necessita adquirir e que revise os itens que já possui em casa e que podem ser reaproveitados para o próximo ano letivo”. A pesquisa pode ser conferida no site do Procon.