Professores do IPA entram em greve por atraso no pagamento dos salários

Instituição conta com mais de 5,5 mil estudantes

Com informações de Eduardo Amaral, do Correio do Povo

Os professores do Centro Universitário Metodista (IPA) decidiram, no fim desta tarde, iniciar uma greve a partir desta segunda-feira, data em que marca o começo do semestre letivo. A paralisação ocorre devido ao atraso de salários. Além disso, não haverá aulas em outros 21 cursos devido a baixa procura de universitários.

Dos 36 professores presentes na assembleia, 34 votaram a favor da greve, um foi contra e outro se absteve. Nos debates, os docentes ainda relataram medo de sofrer sansões devido a paralisação. Além da greve, outros atos para chamar atenção dos alunos em relação aos motivos da mobilização foram debatidos durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), em Porto Alegre.

Conforme a entidade, o IPA deve o pagamento integral das férias e oito dias referentes ao mês de janeiro. Uma reunião foi agendada para próxima quarta-feira. A greve pode continuar, mesmo se as dívidas forem quitadas. Porém, caso o IPA coloque em dia as pendências, uma nova assembleia será agendada para discutir os rumos da categoria.

A instituição conta com mais de 5,5 mil alunos, em três unidades, e mais de 500 funcionários, entre professores, técnicos e trabalhadores em geral.

A reportagem ainda não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa do IPA para repercutir a greve.