GM de Gravataí paralisa produção de veículos a partir de hoje

Produção será retomada somente em 11 de março

Com a suspensão dos contratos, os funcionários devem ter acesso a benefícios como o Seguro Desemprego. Foto: Mauro Schaefer/Arquivo/Correio do Povo

A General Motors (GM) interrompe a produção de veículos no complexo de Gravataí a partir desta segunda-feira. A retomada dos trabalhos acontece somente em 11 de março. No período, a montadora irá realizar ajustes de preparação para a produção de novos modelos a serem lançados. Durante a paralisação das atividades, funcionários de alguns setores terão férias coletivas.

Em 2017, a GM anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão no Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para modernizar a linha de montagem e produzir novos automóveis. O aporte já fazia parte do plano de investimentos e a previsão é que seja aplicado ainda neste ano.

No mês passado, a GM esteve envolvida em uma polêmica. A empresa também tentou implementar mudanças no complexo de Gravataí e sinalizou que se elas não fossem feitas, os investimentos na planta gaúcha poderiam ser revistos. O fato gerou protestos dos metalúrgicos. Após reuniões, a multinacional recuou da proposta.