Alunos das redes privada e municipal voltam às aulas nesta segunda

Na rede estadual, as atividades serão retomadas na quarta-feira

Foto: Sinepe. / Divulgação

A maior parte das instituições de ensino privadas retoma as aulas nesta segunda-feira, de acordo com o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). As escolas municipais de Porto Alegre também iniciam as atividades no dia de hoje.

No interior do Estado, alguns colégios particulares já retornaram na semana passada. Segundo o Sindicato, cada instituição tem autonomia para definir seu calendário, desde que cumpra os 200 dias letivos previstos em lei. A rede privada gaúcha conta com 429 mil alunos matriculados na Educação Básica e 399 mil na Educação Superior, conforme dados do último censo do Ministério da Educação.

As aulas nas escolas de Educação Infantil (Eceis) da rede comunitária de ensino da Capital recomeçaram no último dia 11. Na rede estadual, cerca de 900 mil estudantes retornarão às atividades em mais de 2,5 mil instituições na próxima quarta-feira, dia 20. A estimativa é que sejam 480 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

Ação da EPTC

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza uma ação hoje, desde as 7h, nas instituições de ensino do projeto Escola Amiga EPTC. A primeira participante a receber a atividade é a Escola São Francisco Menino Deus, localizada na Praça Menino Deus, nº 77, em Porto Alegre. O prefeito em exercício, Gustavo Paim, e o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, estão presentes na ação, que também conta com o Azulito, personagem da EPTC.

O objetivo da atividade é estimular a prática de bons comportamentos e melhorar as relações sociais entre a comunidade escolar, para contribuir com a mudança de atitudes em prol da proteção da vida.  Além do reforço na sinalização, os agentes orientam os motoristas nas imediações das escolas, com distribuição de material informativo sobre respeito à sinalização, principalmente em relação ao excesso de velocidade e o cuidado com a travessia dos estudantes e pedestres em geral nas faixas de segurança. Também orientam pais e alunos, buscando uma cultura do respeito e da responsabilidade no trânsito.