Moradores são evacuados por risco em barragens de Nova Lima, em Minas Gerais

Auditoria se negou a atestar segurança da B3 e B4 da Mina Mar Azul e 170 pessoas foram retiradas

Aproximadamente 170 pessoas que vivem em 49 casas próximas às barragens da Vale no bairro de Macacos, em Nova Lima, tiveram que se evacuadas | Foto: Prefeitura de Nova Lima / Divulgação / CP

Os bombeiros de Minas Gerais informaram neste sábado uma nova evacuação. Desta vez, na área de barragens de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A Defesa Civil e Polícia Militar também foram acionados e já estão com equipes no local.

Aproximadamente 170 pessoas que vivem em 49 casas próximas às barragens B3 e B4 da Mina Mar Azul serão evacuadas. Ainda segundo os bombeiros, atualmente, essas barragens com rejeitos são consideradas de nível 1, mas serão modificadas para nível 2 depois que uma auditoria se negou a atestar a segurança do local, o que levou ao pedido de evacuação imediata.

Vale no Brasil

@valenobrasil

Acionamos na noite deste sábado (16/2) o nível 2 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a barragem B3/B4 da mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). A decisão é uma medida preventiva. https://bit.ly/2V2MqwC 

Vale no Brasil

@valenobrasil

O trabalho está sendo conduzido pela Vale com apoio da Defesa Civil e demais órgãos competentes. Todas as pessoas estão sendo acolhidas e registradas no centro comunitário. Elas receberão informações adicionais e serão acomodadas em hotéis da região.

Veja outros Tweets de Vale no Brasil
Após a sirene e a evacuação total do local, todas as casas serão inspecionadas por equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Defesa Civil. Moradores da área de emergência devem levar documentos pessoais e comprovante de residência para realizar o cadastro no Centro Comunitário Macacos.