Horário de verão termina à meia noite

À meia noite deste sábado, a população deve atrasar o relógio em uma hora

Foto: Joel Vargas / PMPA / CP Memória

O horário brasileiro de verão termina neste final de semana em 10 estados, incluindo o Rio Grande do Sul. À meia noite de sábado para domingo, a população deve atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as seguintes regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. O horário de verão de 2018 começou no dia 4 de novembro e foi mais curto do que o habitual.

Até 2017, a mudança acontecia no terceiro domingo de outubro, mas o ex-presidente Michel Temer atendeu um pedido do Tribunal Superior Eleitoral para que a alteração não ocorresse entre o primeiro e segundo turno das eleições.

Neste ano, a adoção do horário de verão ainda é uma incógnita, e cabe ao presidente Jair Bolsonaro decidir.

Viagens

Com o fim do horário de verão, é comum a confusão nos primeiros dias, por isso, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) emitiu um comunicado alertando passageiros para que fiquem atentos aos horários nos bilhetes aéreos. Vale o que está escrito no bilhete, pois eles são emitidos conforme a hora local vigente na data da viagem.

Segundo a entidade, a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e a da chegada ao horário da cidade de destino. Dessa forma, os bilhetes emitidos sempre consideram, além das diferenças de fuso, as diferenças resultantes do início ou fim do horário de verão. Em caso de dúvida, os passageiros devem buscar informações no site da companhia aérea ou por meio dos canais de atendimento telefônico.

Celulares

As operadoras de telefonia alteram automaticamente os relógios dos aparelhos celulares. Mas o usuário deve ficar atento se a alteração foi de fato realizada.