Ninho do Urubu: Sobrevivente volta a usar máscara de oxigênio; mais um ferido recebe alta

Na tragédia, dez atletas da categoria de base do clube, entre 14 e 16 anos, morreram

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Após ser retirado da ventilação mecânica, o paciente Jhonata Cruz Ventura, de 15 anos, voltou a precisar do auxílio de máscara de oxigênio. Conforme o boletim médico do Hospital Municipal Pedro II, onde o atleta permanece internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), o adolescente está acordado, atende a comandos simples ao exame clínico e é considerado hemodinamicamente estável.

A ventilação mecânica do atleta havia sido retirada ontem. Jhonata ficou gravemente ferido no incêndio no Centro de Treinamento George Helal, do Flamengo, o Ninho do Urubu, na zona oeste do Rio, há uma semana. Ele é um dos três sobreviventes.

Ainda de acordo com o boletim médico, as queimaduras de Jhonata, em 30% do corpo, respondem “bem aos curativos”, mas ele apresentou “sinais de possível infecção local” no dorso e no ombro direito, além de piora dos exames de laboratório. Com isso, Jhonata começou a receber tratamento com antibiótico.

Na tragédia, dez atletas da categoria de base do clube, entre 14 e 16 anos, que dormiam no alojamento, morreram. Os sobreviventes tiveram queimaduras e problemas respiratórios, mas dois deles já receberam alta. Francisco Dyogo deixou hoje o Hospital Vitória, no Rio de Janeiro. Já Cauan Emanuel havia deixado o hospital no último dia 11.