MP gaúcho entrega à CBF proposta que altera punições a torcidas no Campeonato Brasileiro

Ideia é que sejam aplicadas punições a torcedores e torcidas organizadas por atos de violência e vandalismo, em todos os Estados da Federação

Imagem: Divulgação MP

O subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, esteve reunido, nesta quinta-feira, com o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman. No encontro, que ocorreu na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o MP apresentou à entidade avanços obtidos através do trabalho da Promotoria Especializada do Torcedor.

Dornelles também levou uma proposta que altera as punições aplicadas a torcedores e torcidas organizadas, pelos Juizados do Torcedor nos estados, por atos de violência e vandalismo. O próximo passo, caso a CBF adote essas medidas, é levar a proposta à Conmebol, para que seja também aplicada na Taça Libertadores da América. A ideia é de que torcedores punidos em outros países também não possam ingressar em estádios do Brasil.

“A proposta que levamos, a partir do trabalho desenvolvido pela Promotoria do Torcedor, busca aumentar a segurança nos estádios. Ela foi bem aceita pela CBF, que vem tendo uma postura rígida com relação aos atos das organizadas. O próximo passado é levar o assunto para debate com os clubes e, na sequência, caso eles aceitem, a CBF deve solicitar ao MP do Rio Grande do Sul que faça uma interlocução com os demais MPs”, concluiu Dornelles.