CPI vai investigar suposta “organização criminosa” atuando na Prefeitura de Viamão

Trabalhos só devem começar após o fim do recesso legislativo, na próxima terça

Câmara de Viamão. Foto: Divulgação

Com adesão de oito vereadores, chegou hoje à Câmara de Viamão o pedido de criação da CPI da Organização Criminosa, destinada a apurar supostas irregularidades na Prefeitura Municipal. O Parlamento vai averiguar denúncias de desvio de verba pública e emissão irregular de licenças ambientais no município.

Os trabalhos só devem começar após o fim do recesso legislativo, na próxima terça. A Câmara de Viamão conta com 21 vereadores. Pelo menos sete assinaturas eram necessárias para criar a CPI. Segundo o vereador Guto Lopes (PSol), o próprio prefeito, André Pacheco (PSDB), afirmou haver uma “organização criminosa” dentro do Executivo, que vem atuando contra a gestão dele. Vereadores de diferentes partidos apoiaram a investigação, inclusive do PSDB.

Na terça, devem ser escolhidos os cinco integrantes da Comissão. “As denúncias são gravíssimas, queremos uma investigação urgente. Se uma organização criminosa está ou estava instalada na Prefeitura, precisamos punir os culpados e mostrar a verdade à sociedade”, disse Lopes, primeiro signatário do requerimento.