Aluguel de patinete elétrico passa a ser testado na Capital no fim de semana

Equipamentos estarão disponíveis para a população nos bairros Moinhos de Vento, Rio Branco, Cidade Baixa e Bom Fim

Imagem: Reprodução

A partir deste sábado, e pelo próximos 90 dias, entra em fase de testes a modalidade de compartilhamento de patinetes elétricos em Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou a empresa Grin, startup de micromobilidade urbana, a iniciar um projeto para o serviço.

O cadastro, pagamento e liberação dos patinetes, restritos a maiores de 18 anos, devem ser realizados por meio do aplicativo da Grin, disponível nas plataformas App Store e Google Play, que mostra os locais conveniados com o comércio local, em áreas privadas, para a retirada ou entrega, nos bairros Moinhos de Vento, Rio Branco, Cidade Baixa e Bom Fim.

O custo é de R$ 3 para o desbloqueio e primeiro minuto e de R$ 0,50 centavos por minuto rodado. Para experimentar a plataforma, a primeira corrida, de até 10 minutos, vai ser gratuita. O horário de funcionamento é das 7h às 22h.

A empresa monitora os patinetes em tempo real e conta com uma equipe local para realizar o processo de coleta, recarga e recolocação diária nas estações. A locação também pode ser realizada por meio do aplicativo de entregas Rappi, opção criada a partir de uma parceria estratégica entre as duas empresas.

Podem transitar em ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, nas calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h), respeitando sempre a prioridade total aos pedestres. O usuário também conta com cobertura do seguro de acidentes pessoais para eventuais acidentes durante o passeio.