Suspeitas de “candidaturas laranjas” estão sendo investigadas, garante Moro

PSL é suspeito de repassar recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) a candidaturas supostamente forjadas em estados como Minas Gerais e Pernambuco

Foto: Wilson Dias / ABr / CP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou hoje que as suspeitas de que, nas últimas eleições, o PSL repassou recursos eleitorais a candidatos “laranjas” estão sob investigação. Segundo ele, as responsabilidades serão definidas, segundo o que determinou o presidente da República.

“O presidente Jair Bolsonaro proferiu uma determinação e ela está sendo cumprida. Os fatos vão ser apurados e, após as investigações, eventuais responsabilidades vão ser definidas”, disse o ministro após participar, em Brasília, de evento organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

De acordo com informações publicadas na imprensa, o PSL é suspeito de repassar recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) a candidaturas de “laranjas”, em estados como Minas Gerais e Pernambuco.

Em entrevista concedida à TV Record, Bolsonaro disse apoiar a investigação sobre filiados ao PSL, legenda do presidente, por suspeita de terem atuado de forma irregular.

O presidente reiterou que é uma “minoria” dentro do partido que está sob suspeita e que a Polícia Federal está encarregada de acompanhar o caso.

Ele também admitiu a possibilidade de saída do governo do ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, que em 2018 presidia a legenda. “Se estiver envolvido e, logicamente, responsabilizado, lamentavelmente o destino não pode ser outro a não ser voltar às suas origens”, afirmou.